- BH Home Fitness
- Treino em casa
- 0 likes
- 91 views
- 0 comments
- BH Fitness, Dicas, Treino em casa, Treino indoor, Verão
O Verão está a chegar o fim e muitos aproveitam para recuperar a …… forma!
À medida que o país avança no desconfinamento, com aliviar das medidas restritivas a maior parte da população regressa à rotina diária… e aos treinos. No entanto, para muitos a partilha de espaços públicos que envolvam um número considerável de pessoas, ainda não é opção.
Se pensa em retomar os treinos ou se está só agora a começar, treinar em casa é bem mais conveniente e confortável. Até aí, não há dúvida. Evita usar transportes públicos, perder tempo no trânsito e é bem mais amigável para a carteira.
Pode optar por usar a sua garagem, estúdio ou até mesmo a sua sala de estar como espaço de treino. A escolha é sua!
Contudo, atingir os seus objetivos exige uma força extra de motivação e com uma nova etapa prestes a começar, o treino indoor poderá apresentar desafios pelos quais não estava à espera.
Por isso, vamos ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu treino em casa e melhorar o seu desempenho, em apenas 5 dicas:
1. Estabeleça uma rotina:
Atitude positiva é a chave!
Para os iniciantes, estabelecer uma rotina regular que disponha de tempo para o exercício físico, pode ser uma tarefa árdua. É importante não definir a atividade física como uma obrigação e sim, vê-la como uma ajuda ao seu bem-estar físico e mental.
Defina metas e estabeleça prioridades. As rotinas trazem estabilidade e no que toca ao exercício físico, uma prática a longo prazo é a principal aliada para conquistar os nossos objetivos.
O treino indoor tem a particularidade de ser ao seu ritmo, sem estar restrito a horários. No entanto, essa liberdade pode desviá-lo do foco principal, é importante que se mantenha comprometido!
Por isso, elimine as distrações e as tentações, programe um horário prazeroso que lhe seja mais útil e organize os seus exercícios. Se elaborar um cronograma diário irá obrigar-se a manter-se fiel ao prometido!
2. Defina o seu espaço:
Um espaço regular ajuda a manter o foco.
Aproveite uma divisão específica da casa onde evite distrações. Um espaço que lhe permita organizar tudo num só local, sem perder tempo em ir procurar os utensílios necessários. Desta forma, irá redirecionar o seu foco somente para o treino e manter-se motivado sempre que entrar nesse local.
De preferência, que seja um espaço único onde os seus familiares ou amigos não o interrompam. Aproveite para otimizar e aperfeiçoar o ambiente onde treina, faz toda a diferença na motivação!
3. Desenvolva um plano de treino:
As tentações em casa permitem-nos adiar ou falhar uma sessão de treino.
Por isso, é importante definir um plano claro, estruturado e específico às suas necessidades. Estabeleça quantos dias por semana pretende treinar, qual a duração de cada sessão, o tipo de exercícios e a intensidade do treino.
É importante alternar os exercícios para estimular a concentração e não se focar numa só parte do corpo.
O acompanhamento profissional poderá ser uma ajuda para melhorar o seu desempenho e averiguar lesões suscetíveis de surgir. Muitas comunidades fitness apostam em avaliações e planos de acompanhamento, à distância, para os que optam pelo treino indoor.
4. Não se desleixe … Cuidados a ter:
Atente nos pormenores e nas suas necessidades.
Faça aquecimento antes de começar a sua sessão e alongue assim que terminar, evitando lesões graves e possíveis problemas a nível muscular. Eduque a sua respiração, que deverá acompanhar sempre os movimentos.
Pequenos pormenores como roupa e sapatos confortáveis poderão escapar no treino indoor, não se desleixe e mantenha o empenho.
Treinar em espaços fechados pode levar à desidratação e uma elevada subida da temperatura corporal. Opte por abrir uma janela ou colocar uma ventoinha a uma distância considerável, para refrescar o ambiente enquanto treina.
Não se esqueça de beber muita água e ter o cuidado de fazer uma alimentação equilibrada e adaptada à sua condição física.
5. Execute os movimentos corretamente!
Sem ninguém para corrigir, é fácil desleixar-se na execução dos exercícios. Se possível e sempre esteja que um novo exercício, execute os movimentos à frente de um espelho para que a realização seja o mais correta possível.
O sentimento de que está sozinho poderá levar ao boicote de uma ou duas repetições. Não vale fazer batota! Seja rígido e mantenha o foco. A longo prazo, um mau desempenho físico poderá conduzir a lesões musculares graves e a problemas de foro cardíaco.
Divirta-se!
Aproveite a oportunidade para elaborar planos diferentes e mais arrojados, bem como focar-se em outras partes musculares do corpo. Agachamentos, abdominais e treino de glúteos são exercícios ideais para o treino indoor, sem um elevado grau de complexidade e não precisam de uma vigilância rigorosa.
Com um vasto leque de possibilidades e vantagens, treinar em casa pode ser bem mais divertido do que pensa. Poupará tempo, dinheiro e conseguirá aproveitar a comodidade de ter o seu próprio ambiente de treino.
É importante não descuidar a sua saúde e o seu bem-estar, agora mais que nunca. Ao optar por treinar em casa, preste atenção aos cuidados e não se descuide! Com um bom acompanhamento e disciplina, conseguirá atingir os seus objetivos sem precisar de sair de casa.
Agora que está a par das nossas dicas, de que está à espera? É simples assim.
Já sabe, prepare a playlist e arrume o telemóvel. Não vale fazer batota!
Comments (0)