Apontado como um grave fator de risco para a saúde, o sedentarismo está fortemente associado a várias doenças como a obesidade, depressão, problemas cardiovasculares e de articulações, diabetes e colesterol. 

Uma rotina exaustiva, poderá traduzir-se em hábitos pouco saudáveis (stress, má alimentação) pela falta de tempo e de organização para pensar em si e na sua saúde. A ausência de exercício físico e de atividades estimulantes que promovam qualidade de vida, explica o porquê de o sedentarismo ser considerado como o ‘‘mal do século XXI’’. 

Adicionalmente, a pandemia COVID-19 veio potenciar o comportamento sedentário e a ajuda na ausência de atividade física. O confinamento alterou por completo as rotinas diárias, bem como qualquer interação social. Este novo estado de espírito, despertou sentimentos de ansiedade, apatia e insegurança, atacando essencialmente a população mais jovem.

Dessa forma, combater o sedentarismo nunca foi tão importante!

Priorizar o bem-estar físico e mental tornou-se num dos assuntos mais falados do momento, desde o início da pandemia. Não só promove o nosso estilo de vida como ajuda na execução das tarefas do dia-a-dia. 

Começar a prática de exercício físico regular, poderá ser um ponto de partida. Ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunológico, equilibra a nossa saúde física e mental. Verá que cuidar do nosso bem-estar poderá tornar-se algo de tão prazeroso e contagiante, assim que os resultados estiverem à vista. 

Contudo, adotar hábitos saudáveis exige empenho, disciplina e, por vezes, alguns sacrifícios. É necessário compromisso! 

Assim sendo, para aqueles que estão dispostos a levantar-se do sofá … damos um empurrãozinho: 

1. Discipline-se! 

Recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as novas diretrizes para a prevenção do sedentarismo passam pela prática regular de exercício físico, seja ela de leve ou de moderada intensidade:

• Adultos: Entre 150 a 300 minutos, por semana;

• Crianças e adolescentes: 60 minutos por dia; 

A prática de atividade física não precisa de ser vista como uma tarefa pesada e esgotante, basta que seja realizada com frequência e adequadamente. Por exemplo, 30 minutos de caminhada em passadeira, dia sim, dia não, previne doenças cardiovasculares, estimula a circulação sanguínea e fortalece as articulações e músculos. 

Pequenas atividades e mudanças nos seus hábitos diários, também podem ajudá-lo a tornar-se mais ativo: 

• Sempre que possa, opte por caminhar: Evite o uso de carro ou de transportes públicos para percorrer pequenas e médias distâncias. 

• Esqueça o elevador: Use a escada!

• Alongue diariamente: Evite estar sentado durante muito tempo no seu dia-a-dia e faça alongamentos sempre que possa, de forma a exercitar os seus músculos e articulações;

2. Estabeleça metas e faça um planeamento da sua rotina

A falta de organização é um dos fatores que levam ao sedentarismo. Por isso, é necessário planear o tempo conforme a sua rotina:

• Exercite logo pela manhã: Sentir-se-à energético e motivado para enfrentar o resto do seu dia; 

• Defina horários e estabeleça quantos dias por semana pretende trabalhar o corpo;

• Prepare a sua alimentação e roupa com antecedência; 

• Estabeleça objetivos a alcançar: a perda de calorias, a quantidade certa de quilómetros a percorrer numa caminhada ou corrida; 

• Defina períodos reservados para outras atividades lúdicas como ver televisão, ler um livro, ou jogar computador; 

3. Procure novas atividades, faça o que gosta! 

Sem sair de casa, existem outras soluções bem divertidas para manter o seu corpo a mexer, com grandes benefícios para a sua saúde: 

• Dança;

• Yoga;

• Pilates; 

• Bicicleta, jogging ou corrida indoor; 

Escolher um hobby que seja do seu interesse e que envolva vários movimentos, ajuda a equilibrar o prazer e o esforço. Estas atividades, exigem esforço necessário para manter o seu corpo ativo e em constante movimento, enquanto se diverte. 

4. Encontre uma companhia

Para muitas pessoas, praticar exercício a sós leva à perda da atividade em si. Não tem estímulo, nem graça.

Realizar atividades em conjunto com amigos e familiares irá ajudá-lo a manter-se dedicado e motivado a atingir os seus objetivos, bem como proporciona um momento agradável e estimulante.  Muitos optam por grupos que encontram em sites online ou no Facebook, para conhecer amantes de outras práticas desportivas e estabelecerem novas relações de amizade! 

5. Conheça o seu corpo! 

Entender o nosso corpo e conhecer as suas necessidades e limitações são fatores cruciais para dar início à prática regular de qualquer atividade física. A realização de um ‘check-up’ médico é aconselhável para as pessoas que detenham algum problema de saúde. 

Um profissional irá aconselhá-lo quanto à atividade a exercer, estabelecer-lhe objetivos a alcançar e definir períodos para a sua concretização, conforme a sua condição física. 

Fique atento aos indícios de problemas cardiovasculares, dores nos músculos e articulações, ou problemas respiratórios. Certas atividades desportivas poderão não ser vantajosas para si. 

Opte pelo acompanhamento regular de um profissional de saúde antes de iniciar qualquer prática de exercício físico. Esteja atento a cada recomendação e dica para concretização dos exercícios, sem prejudicar o seu corpo e a sua saúde.   

Não vale desistir! 

Adotar uma rotina de exercício físico não é fácil para muitas pessoas, seja por falta de tempo, ou de vontade. No entanto, não precisa de sair de casa para colocar o seu corpo a mexer. Tudo o que precisa está á distância de um clique através da Internet. Pode explorar exercícios de fitness, programas e vídeos de entusiastas desportivos prontos a recarregar energias.

Depois de conhecer os riscos para a sua saúde e os simples passos em como poderá mudar a sua vida …. Dê valor a si e ao seu corpo, já. Ao melhorar o seu dia-a-dia, a longo prazo verá que os resultados são fantásticos! 

Comments (0)

No comments at this moment
Product added to wishlist
Product added to compare.

iqitcookielaw - module, put here your own cookie law text